Programação de viagem – Bate e volta para Veneza

Muitas vezes devido a programação das férias, os dias são poucos, 15 dias e uma grande parte das pessoas optam por fazer um bate e volta para Veneza, ao invés de ficar alguns dias na cidade.

Chegando em Veneza
Chegando em Veneza

Sinceramente eu acho ótimo, se você tem pouco tempo. Porém avalie bem as circunstâncias para que esse bate-volta seja aproveitado da melhor forma.

Vamos lá, entender o que é melhor?

Mosaicos na entrada da basílica
Mosaicos na entrada da basílica

A escolha do transporte

O ideal é fazer o trajeto de trem, que é a melhor alternativa de transporte e a mais econômica.

Quando você for comprar o bilhete, não se esqueça de comprar para o destino Venezia Santa Lucia. Não compre para Venezia Mestre!

Fique atento na hora da compra! Muitas pessoas compram Venezia Mestre e isso fará com que você perca tempo… E o tempo é precioso neste tipo de visita à Veneza.

Se você está pensando em alugar um carro, esqueça! É muito caro, pois você precisa pagar o estacionamento, que não é barato em torno a Euro 30,00 pelo dia e sinceramente não convém!

De onde você pode fazer o bate-volta

Não são de todas as cidades que você pode fazer o bate e volta.

No trajeto de Veneza para Milão
No trajeto de Veneza para Milão

As cidades ideais são Bolonha, Milão, Trento, Trieste e Florença. Bem como, todas as cidades da região Veneto como Pádua e Verona. A estação ferroviária de Venezia Santa Lucia não é muito grande mas tem excelentes conexões com as principais cidades italianas. O tempo de viagem entre estas cidades e Veneza é inferior a três horas, e isso permite que você aproveite a sua visita à Veneza da melhor forma possível com trens regulares e constantes. A única coisa é que você precisa se organizar bem!

Veneza – Bologna: 1 hora e 15 minutos
Veneza – Florença: de 2 horas a 2 horas e 10 minutos
Veneza – Milão: 2 horas e 35 minutos
Veneza – Trento: 2 horas e 20 minutos (trem não direto)

Cidades desanconselhadas

De Roma, eu desaconselho, é inviável, portanto se você quer fazer um bate e volta a partir de Roma, vá para Nápoles, Pompéia, Assis, e até mesmo a ilha de Capri. E Veneza, você deixa para uma próxima viagem à Itália! Tenha foco na sua qualidade de viagem!

Se você estiver na Cinque Terre, portanto você precisa pegar um trem a partir de  Gênova! É horrível, pois não tem trens diretos, tendo que fazer baldiação em Milão. Então faça um bate e volta em Milão ou Turim (mas essa última opção, precisa ser bem pensada, hein!)

De Turim, eu acho um pouco longe, 4 horas e meia.

 

Com quem você está viajando?

Neste caso , viajar com crianças em 1 dia em Veneza. È arriscado e dependendo da idade, eles vão apenas se irritar e aquilo que deveria ser a viagem dos sonhos em Veneza, você vai querer sair dali o mais rápido possível. Caminhar o dia inteiro, é suportável para adolescentes e adultos.

Chegando na Praça de São Marcos
Chegando na Praça de São Marcos

Para crianças até 8-9 anos e idosos, você terá que limitar a sua visita a alguns pontos turísticos e não exigir muito! E deixar para uma próxima, você deixa reservado alguns dias em Veneza.

Quanto vou gastar?

Se você está viajando economicamente, é possível passar o dia utilizando os meios de transporte público. Eu sugiro pelo menos 1 ida de vaporetto (ônibus barco), que leva em torno a 40-45 minutos.

De trem, chegando em Veneza
De trem, chegando em Veneza

Valor do bilhete de 60 minutos: Euro 7,00 por pessoa

Valor do bilhete de 24 horas: Euro 20,00 por pessoa (Este bilhete é ideal se você for pegar mais de 2 vezes o vaporetto)

Veneza é uma cidade cara, e a alimentação acompanha esta tendência a ser a cidade mais cara da Itália, principalmente nos arredores da Praça de São Marcos. Reserve pelo menos Euro 25 – Euro 30 por pessoa. E nos próximos posts, vou falar sobre a alimentação na Praça de São Marcos.

Pontos turísticos – entrada na Basílica de São Marcos é gratuita!

Souvenirs – os arredores da Praça de São Marcos e Rialto, você encontrará diversas lojas com dos preços mais acessíveis aos mais caros. É claro que as máscaras e vidros de Murano no valor abaixo a 10 euros, não são produtos feitos à mão. E tudo depende daquilo que você procura. Geralmente, eu sugiro a compra de produtos locais como os biscoitos (Buranei), vinhos ou licores, assim você compra algo em conta e incentiva a produção local! As máscaras feitas à mão giram em torno à 30 euros. E para os vidros de Murano, tudo depende do objeto e tem o seu valor por ser feito todo a mão.

Passagens de trem – valores em vigor em Janeiro 2015 e em trens de alta velocidade

Veneza / Bologna: a partir de Euro 30,00 por pessoa

Veneza / Florença: a partir de Euro 45,00 por pessoa

Veneza  /  Milão: a partir de Euro 37,50 por pessoa

Se você quiser um passeio guiado, é possível sim! Me mande um email.

Monte o roteiro de 1 dia em Veneza

Aqui você encontrará o roteiro bate-volta em Veneza com dicas de como enfrentar melhor o seu dia!

Tenham um bom dia! Beijo, Dea

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s