Muitas vezes devido a programação das férias, os dias são poucos, 15 dias e uma grande parte das pessoas optam por fazer um bate e volta para Veneza, ao invés de ficar alguns dias na cidade.

Sinceramente eu acho ótimo, se você tem pouco tempo. Porém avalie bem as circunstâncias para que esse bate-volta seja aproveitado da melhor forma.
Vamos lá, entender o que é melhor?

A escolha do transporte
O ideal é fazer o trajeto de trem, que é a melhor alternativa de transporte e a mais econômica.
Quando você for comprar o bilhete, não se esqueça de comprar para o destino Venezia Santa Lucia. Não compre para Venezia Mestre!
Fique atento na hora da compra! Muitas pessoas compram Venezia Mestre e isso fará com que você perca tempo… E o tempo é precioso neste tipo de visita à Veneza.
Se você está pensando em alugar um carro, esqueça! É muito caro, pois você precisa pagar o estacionamento, que não é barato em torno a Euro 30,00 pelo dia e sinceramente não convém!
De onde você pode fazer o bate-volta
Não são de todas as cidades que você pode fazer o bate e volta.

As cidades ideais são Bolonha, Milão, Trento, Trieste e Florença. Bem como, todas as cidades da região Veneto como Pádua e Verona. A estação ferroviária de Venezia Santa Lucia não é muito grande mas tem excelentes conexões com as principais cidades italianas. O tempo de viagem entre estas cidades e Veneza é inferior a três horas, e isso permite que você aproveite a sua visita à Veneza da melhor forma possível com trens regulares e constantes. A única coisa é que você precisa se organizar bem!
Veneza – Bologna: 1 hora e 15 minutos
Veneza – Florença: de 2 horas a 2 horas e 10 minutos
Veneza – Milão: 2 horas e 35 minutos
Veneza – Trento: 2 horas e 20 minutos (trem não direto)
Cidades desanconselhadas
De Roma, eu desaconselho, é inviável, portanto se você quer fazer um bate e volta a partir de Roma, vá para Nápoles, Pompéia, Assis, e até mesmo a ilha de Capri. E Veneza, você deixa para uma próxima viagem à Itália! Tenha foco na sua qualidade de viagem!
Se você estiver na Cinque Terre, portanto você precisa pegar um trem a partir de Gênova! É horrível, pois não tem trens diretos, tendo que fazer baldiação em Milão. Então faça um bate e volta em Milão ou Turim (mas essa última opção, precisa ser bem pensada, hein!)
De Turim, eu acho um pouco longe, 4 horas e meia.
Com quem você está viajando?
Neste caso , viajar com crianças em 1 dia em Veneza. È arriscado e dependendo da idade, eles vão apenas se irritar e aquilo que deveria ser a viagem dos sonhos em Veneza, você vai querer sair dali o mais rápido possível. Caminhar o dia inteiro, é suportável para adolescentes e adultos.

Para crianças até 8-9 anos e idosos, você terá que limitar a sua visita a alguns pontos turísticos e não exigir muito! E deixar para uma próxima, você deixa reservado alguns dias em Veneza.
Quanto vou gastar?
Se você está viajando economicamente, é possível passar o dia utilizando os meios de transporte público. Eu sugiro pelo menos 1 ida de vaporetto (ônibus barco), que leva em torno a 40-45 minutos.

Valor do bilhete de 60 minutos: Euro 7,00 por pessoa
Valor do bilhete de 24 horas: Euro 20,00 por pessoa (Este bilhete é ideal se você for pegar mais de 2 vezes o vaporetto)
Veneza é uma cidade cara, e a alimentação acompanha esta tendência a ser a cidade mais cara da Itália, principalmente nos arredores da Praça de São Marcos. Reserve pelo menos Euro 25 – Euro 30 por pessoa. E nos próximos posts, vou falar sobre a alimentação na Praça de São Marcos.
Pontos turísticos – entrada na Basílica de São Marcos é gratuita!
Souvenirs – os arredores da Praça de São Marcos e Rialto, você encontrará diversas lojas com dos preços mais acessíveis aos mais caros. É claro que as máscaras e vidros de Murano no valor abaixo a 10 euros, não são produtos feitos à mão. E tudo depende daquilo que você procura. Geralmente, eu sugiro a compra de produtos locais como os biscoitos (Buranei), vinhos ou licores, assim você compra algo em conta e incentiva a produção local! As máscaras feitas à mão giram em torno à 30 euros. E para os vidros de Murano, tudo depende do objeto e tem o seu valor por ser feito todo a mão.
Passagens de trem – valores em vigor em Janeiro 2015 e em trens de alta velocidade
Veneza / Bologna: a partir de Euro 30,00 por pessoa
Veneza / Florença: a partir de Euro 45,00 por pessoa
Veneza / Milão: a partir de Euro 37,50 por pessoa
Se você quiser um passeio guiado, é possível sim! Me mande um email.
Monte o roteiro de 1 dia em Veneza
Aqui você encontrará o roteiro bate-volta em Veneza com dicas de como enfrentar melhor o seu dia!
Tenham um bom dia! Beijo, Dea
Deixe um comentário