Dicas para o Carnaval de Veneza 2015

La stagion del Carnoval tutto il mondo fa cambiar.
Chi sta bene e chi sta male Carneval fa rallegrar.
Qua la moglie e là il marito, ognuno corre a qualche invito, chi a giocare e chi a ballar
¹Carlo Goldoni

¨A temporada de Carnaval, faz o todo mundo mudar
Quem está bem e quem está mal
O Carnaval faz alegrar
Aqui a mulher e lá o marido, cada um corre atrás de algum convite, quem jogar e quem a dançar¨

Carnaval 2009 - Fantasias alternativas
Carnaval 2009 – Fantasias alternativas

Esse foi o espírito do carnaval veneziano do século 18, um verdadeiro bacanal. E as máscaras nasceram para os adultérios, para os mistérios e principalmente para que pudessem se divertir sem consequências do amanhã (será que este pensamento chegou em terras brasileiras?)

O tempo mudou… Hoje, em Veneza, este período é um grande teatro que nos faz percorrer o passado com pessoas de todo o mundo fantasiadas caminhando pelas ruas. Fantasias super criativas e que te deixam com gostinho, como eu gostaria de me fantasiar…

Carnaval 2014 - Praça de São Marcos
Carnaval 2014 – Praça de São Marcos

Eu queria ser a Princesa Elsa, será que consigo? Já estou pensando na minha fantasia! Portanto, quem viver, verá!

Bom amanhã, dia 31 de janeiro 2015, começa o Carnaval de Veneza, que tem duração de 3 semanas e termina na quarta-feira de cinzas.

Volto para ¨casa¨ dia 6 de fevereiro, para o segundo final de semana de Carnaval e já estou empolgada para aproveitar os eventos que acontecem na cidade, que são muitos e por isso, preciso organizar a minha ¨agenda¨ rsrsrsrs.

Carnaval 2014 - Caffè Florian
Carnaval 2014 – Caffè Florian

Antes de mais nada, é bem democrático, e mesmo se você estiver com pouco dinheiro, a diversão é também garantida. Claro que não podemos comparar com o nosso Carnaval, afinal somos o povo mais alegre do mundo, né? Mas é o melhor da Europa, é tá valendo.

Rolam diversos eventos e festas pela cidade e depois de um janeiro com muito vento, frio e água alta, todo mundo vai para as ruas conferir a criatividade e a animação do povo.

#1 Dica – Como é o tempo?

Faz frio, muito frio, portanto venha preparado, afinal este ano será no final de janeiro / começo de fevereiro. Luva e gorro são acessórios obrigatórios! Uma guarda-chuva na bolsa pode ser a solução para a chuvinha fria (tipo garoa de São Paulo). Portanto, venha preparado para um ventinho básico e muita umidade! Mas caminhando você se esquenta!

#2 Dica – Na terra de máscaras…

Compre uma máscara, existem diversos valores. Ano passado comprei uma máscara de renda preta por 10 euros! E me diverti, saindo pelas ruas.
E se você tiver a possibilidade alugue uma fantasia típica que retrata o século 18! E variam muito, mas o preço é a partir de 300 euros.

Vitrine das Lojas - Campo Santo Stefano
Vitrine das Lojas – Campo Santo Stefano

#3 Dica – Festas 

Você pode aproveitar pelas ruas e participar de alguns eventos que a prefeitura organiza. Aliás eu aproveito assim, eu nunca fui em uma festa privativa em um palácio. Existem muitas festas rolando pela cidade e se você puder ir, nas lojas de aluguel de fantasia, eles te encaminham. Não sei ao certo o valor para participar, mas vou tentar descobrir…

Muitas são para turista ver.. Mas é com certeza um passeio no tempo, todos fantasiados, dançando música clássica, é um teatro no qual você participa!

Rialto
Rialto

#4 Dica – Eventos 

Os eventos programados pela prefeitura são interessantes, mas não vá pensar no Carnaval de Rua, tipo bloco!!! rsrsrsrs São muito mais contidos, afinal estamos na metade do inverno, 5 graus (mínimo).

Os eventos mais característicos da cidade e que perduram no tempo:

  • Regata de início do Carnaval
  • Voo do anjo
  • Festa da Maria
  • Desfiles na Praça de São Marcos – para o concurso da máscara mais bonita (máscara é a fantasia inteira)

Amanhã, terá o post com a programação inteira com data, local e hora e o que eu vou fazer com certeza! Portanto, esteja ai!

Um abraço,

Andrea

¹Nascido em 1707, Carlo Goldoni foi um cômico veneziano que retratava muito bem o cotidiano. Hoje, o que conhecemos do teatro moderno, é graças as obras de Goldoni.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s