Programação de viagem – Procurar um hotel em Veneza Parte 1

Hoje, um frio… 1 grau!

image

Mas estava pensando nisso… Quem é que vem à Veneza este período?
A baixa temporada
Fevereiro-Março-Abril é perfeito para aqueles que gostam de uma viagem tranquila, gostam de tirar fotos sem o estresse das pessoas, curtem um friozinho, um bom vinho e gostam de sair agasalhados da cabeça aos pés e dormir entre as cobertas e se possível de conchinha, que não é o meu caso:(

image

É um período mais silencioso e com certeza, muito mais econômico do que Maio-Junho. As promoções estão a todo vapor…
Mas fica a dúvida, onde me hospedar?
Veneza possui mais de 600 estruturas hoteleiras e se você estiver buscando um hotel na cidade pode ser um trabalho à parte. As peguntas abaixo são válidas para todo o ano.

Como escolher o seu hotel em Veneza?
1. Você quer ficar em local próximo ao principais pontos turísticos?
2. Você gosta de ficar no caos dos pontos turísticos com alto fluxo turístico?
3. Você gosta de ficar em um local onde os locais vivem?
4. Para você, é importante tranquilidade?
5. Você gosta de ficar próximo a supermercados, farmácias e lojinhas?
6. Você está vindo com idosos, crianças ou pessoas com deficiências físicas?
Avalie bem as perguntas acima e confronte com as características do lugar/bairro abaixo, às vezes o que é bom para o seu amigo, não é bom para você. Às vezes, o seu agente de viagem tem um conhecimento superficial da cidade e pode te mandar numa fria. Escute-o, porque com certeza ele tem uma experiência maior em reservas hoteleiras. Porém, não deixe de comparar com os pontos acima.
Por onde começar?
Comece pela escolha do bairro e os principais pontos turísticos da cidade, isso pode te ajudar na chegada e na saída. Antes de mais nada, gostaria de explicar que Veneza tem um centro expandindo, enfim na ilha, tudo faz parte do centro histórico e a cidade é facilmente percorrida a pé.
Porém, se você estiver com crianças e idosos, o ideal é ficar próximo as paradas de vaporetto ou nos principais pontos turísticos da cidade. Este período do ano faz frio, e estar bem localizado é o ideal, principalmente com crianças.
Enfatizo que se você ficar em Veneza Mestre, você ficará distante do centro histórico pelo menos 15 minutos do centro. Avalie bem se vale a pena ou não por causa do transporte público.
Porém na ilha, tudo pode ser percorrido com uma boa caminhada ou com o uso do vaporetto (ônibus barco).

Os bairros

A cidade possui 6 bairros divididos na duas ilhas maiores, San Marco, Castello e Cannaregio / Dorsoduro, San Polo e Santa Croce. Entre as muitas ilhas que compõem a Lagoa Vêneta, a Giudecca e o Lido são ilhas recomendáveis. Todos os bairros possuem pontos turísticos importantes, porém cada um tem uma característica marcante.
image

San Marco – São Marcos
 O bairro de San Marco é com certeza o mais conhecido e o mais valorizado, pois é ali que encontramos o maior ponto turístico: a Praça de São Marcos e os seus monumentos. E por muitas vezes na alta temporada, os valores dos quartos são mais altos. Porém, tem um alto fluxo de turistas durante o dia entre às 10:00 até umas 17:00-18:00. A noite é tranquilo.
Em algumas datas de pico, é impossível estar lá. Se você é do tipo pacato, esqueça e procure outro local!
Castello e Cannaregio
Castello e Cannaregio são os bairros de maior dimensão de Veneza e são os bairros vizinhos de São Marcos, isto é, não é necessário atravessar o Canal Grande pelas grandes pontes. Os dois bairros são muito frequentados por locais.
Superficialmente, podemos identificar estes bairros da seguinte forma, um dia irei abordar um a um:

Castello – é perfeito para aqueles que estão vindo para a Bienal Internacional de Artes e Bienal Internacional de Arquitetura, e querem ficar próximo dos locais das exposições.

Cannaregio – como é um dos maiores bairros, este bairro tem a característica de possuir a Estação ferroviária de um lado e estar muito próximo a San Marco e Rialto. O Ghetto faz parte e se você é de origem hebraica, existem algumas estruturas hoteleiras dentro do Ghetto Nuovo.
Dorsoduro, Santa Croce e San Polo
A outra ilha é composto por 3 bairros e é interessante porque você pode estar muito próximo da Ponte de Rialto e por consequência estar a 10 minutos da Praça de São Marcos.

image

Os bairros são:
  • Dorsoduro: Pontos turísticos de maior relevância: Basílica da N. Sra da Saúde, Punta della Dogana, Zattere, Ponte da Accademia e Campo Santa Margherita
    Bairro cheio de galerias de arte e em algumas partes, na minha opinião é o bairro mais charmoso de Veneza.
  • San Polo: Pontos turísticos de maior relevância: Ponte de Rialto, San Rocco, Basilica dei Frari e San Giovanni Evangelista
    Estar nas proximidades de Rialto é a mesma sensação de estar nas proximidades de São Marcos, muita MUVUCA durante o dia.
  • Santa Croce: Pontos turísticos de maior relevância: Piazzale Roma, San Giacomo dell’Orio, Museu de História Natural.
    Bairro nas proximidades da Piazzale Roma, perfeito para uma estadia com pouquíssimos dias e um bairro de passagem e bem movimentado pelo vai e vem das pessoas que trabalham em Veneza e moram na terra firme.

A ilha da Giudecca é perfeita para quem quer ter a sensação de ilha, isto é, o que é viver em uma ilha. Já o Lido é uma cidade de praia em todos os aspectos, ótima para tomar uma cerveja no final da tarde depois de um dia cansativo, uma corridinha na praia logo de manhã (se você é acostumado).

Importante:
Se você gosta de comodidade e pode ter a possibilidade de adquirir um transporte privativo para a sua chegada/saída, verifique se o hotel tem pier privativo. Se não, confirme bem o local de descida e como chegar até o hotel

Enfim, Veneza é muito mais do que São Marcos e Rialto…

Se você tiver algum comentário ou precisar de alguma ajuda, estou ai!

Um abraço da fria Veneza,

Andrea

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s