
2018, é o ano comemorativo para os 500 anos de nascimento de Tintoretto.
Um dos artistas mais importantes do seu período, o Maneirismo, Jacopo Robusti, mais conhecido como Tintoretto, foi apontado como o artista que refletiu o apogeu da pintura veneziana. A obra acima está em possesso da Pinacoteca de Brera em Milão. O quadro pertence ao ciclo executado para a Escola de São Marcos. Com o braço erguido, o santo indica seu próprio cadáver. (óleo sobre tela, 405 x 405 cm).
Foi o único artista italiano de sua época que o renascimento religioso conturbado período da Contra-Reforma encontrou terreno fértil e possibilitou uma realização artística tão profunda quanto a de Michelangelo.
Nasceu em Veneza em 1518, porém muitos historiadores indicam como 1519.

Suas obras mantiveram muitos elementos artísticos do Alto Renascimento, mas ao mesmo tempo, opôs-se a ele, antecipando já alguns aspectos do Barroco.
Muitos artistas o influenciaram, porém um artista o influenciou tanto que é o considerado o seu verdadeiro herdeiro de Michelangelo (1475-1564). E apesar de todas as influências, ele conseguiu manter seu próprio estilo tanto que o colocou em destaque diante da pintura maneirista.
Por ser um ano de comemoração, alguns eventos importantes irão acontecer em Veneza. As mostras de 2018 serão exibidas no Palácio dos Doges e na Galleria dell’Accademia.
Save the date:
07 setembro 2018 a 6 janeiro 2019 – Palacio dos Doges
e a partir de fevereiro de 2019, a mostra vai para o National Gallery of Art em Washington
Desde 1937, a cidade nao tinha uma exposiçao em homenagem à ele.
Portanto, irei falar muito sobre ele e onde encontrá-lo em Veneza e na Itália.
Fonte:
- Mestres da Pintura, Tintoretto, Abril Cultural, 1978
- Site do comune de Venezia
- Gênios da Pintura, Abril Cultural, 1967
Deixe um comentário