Hotéis em Veneza

Muitas pessoas me perguntam onde se hospedar em Veneza.

Ponte de Rialto

Todo o tecido urbano possui redes hoteleiras como o Hilton, hotéis históricos como o Danieli, um 7 estrelas luxo (detalhe aquele que o George Clooney casou…), hotéis 4 e 3 estrelas de ótima qualidade. Para aqueles que buscam uma estrutura mais em conta, a cidade está repleta de hotéis de 1 estrela, locandas (que são as nossas pousadas) e B&B de excelente qualidade.

Portanto, é uma pergunta que vai além do melhor bairro, da melhor localização ou da melhor tarifa.

 

Avalie as vantagens e desvantagens

O importante é entender os seus desejos, a sua personalidade aliados aos custos!

O centro histórico de Veneza é um centro histórico expandido, diferente de algumas cidades nas quais o centro histórico da cidade fica separado do centro urbano. A cidade é relativamente pequena, o que proporciona caminhadas para os principais pontos da cidade. São vantagens para buscar uma estrutura aliada aos custos baixos.

Você pode percorrê-la inteira sem o uso do vaporetto (ônibus barco), que é um custo elevado comparado com outras cidades turísticas. Nesta lista, estou excluindo as ilhas do Lido, Giudecca, Murano e Burano.

Um detalhe que deve ser considerado é o de permanecer e dormir na ilha de Veneza, ao anoitecer e durante à noite, você respira o mistério, o romanticismo, o silêncio enfim tudo aquilo que está no imaginário coletivo. E se você se hospeda em Veneza Mestre, toda essa magia não é vivida.

As desvantagens são: o custo das estadias nas estruturas hoteleiras (é um dos mais altos da Itália!!!) e a quantidade de estruturas para o tamanho da cidade (são mais de 700 estruturas, o que dificulta a escolha).

A escolha

Para que você possa escolher a melhor estrutura nas suas condições, irei elencar as melhores regiões para se hospedar em Veneza e dali, você terá condições para realizar a busca que mais lhe agrada, isto é, por preço, por comentários positivos ou por serviços.

1. Você estará embarcando ou desembarcando em um navio de cruzeiros?

Neste caso, a melhor solução é ficar nas redondezas do Terminal de cruzeiros, isto é, nas proximidades da Estação ferroviária Santa Lucia e da Piazzale Roma. Você está relativamente próximo do seu embarque no cruzeiro, você pode economizar no transporte até lá e facilitar a sua chegada/partida à ilha. Os principais pontos turísticos, isto é Ponte de Rialto e São Marcos, distam uns 20-30 minutos caminhando (o meu passo é veloz, não paro para tirar fotos e levo máximo 20 minutos)! Os vaporettos (ônibus barco) passam a cada 10 minutos com direção Rialto-San Marco.

2. Área Rialto – San Marco

É a região mais conhecida, aparece em todas as revistas e guias de turismo e com certeza, você já avaliou a possibilidade de estar ali. Estar a dois passos da Praça de São Marcos…

A localização é perfeita, você fica super próximo dos principais pontos turísticos. Possui excelentes hotéis mas também outros que não valem o quanto cobram…
Fique atento ao fator – o fluxo de turistas durante o dia e que traficam nesta região. É uma quantidade muito grande e isso pode te incomodar e muito.

Se você é avesso à muvuca, esqueça e evite essa região!!!

Procure hotéis que circundam esta região como Campo Santo Stefano, Sant´Angelo, Campo Santa Maria Formosa, Campo della Fava, Campo San Lorenzo e Bragora. Estas microregiões fazem parte de San Marco-Castello e não são tão lotadas ao sair do hotel. Você se sente menos oprimido…

3. Cannaregio
Próximo ao Ponte de Rialto e os pontos de referência são Igreja dos Milagres (Chiesa dei Miracoli), Ca´ D´Oro e Fondamente Nuove.

Você estará relativamente próximo ao ponte e por consequência da Praça de São Marcos. Ali, você encontrará hotéis de todas as categorias e por muitas vezes, preços um pouco mais econômicos do que a região anterior. Eu moro nesta região, tem diversas facilidades como farmácias, supermercados e hospital.

4. Dorsoduro

Entre a Ponte da Accademia e a Igreja da Salute

Um dos locais mais exclusivos de Veneza, a tranquilidade e o charme imperam esta região repleta de galerias de arte, graças ao Museu Guggenheim e restaurantes contemporâneos. Não existe muitas opções de hospedagem, porém hotéis de design muito interessantes, hotéis 5 estrelas e algumas Locandas. Vale muito a pena!!! Super recomendo!! Já morei nesta região e é mágica.

5. Bragora-Arsenale

Região à direita da Praça de São Marcos. Perfeita para aqueles que vão na Bienal Internacional de Artes e Bienal Internacional de Arquitetura!

Além disso, é muito similar a tranquilidade de Dorsoduro, porém é mais local. Muitas pessoas vivem nesta região, então aquele ar ¨Viva como um veneziano!¨ é muito presente. Os valores são menores daqueles da Praça São Marcos e você não vai estar muito distante, 15 minutos no máximo!

4. San Polo – Santa Croce

Nas imediações do Campo San Giacomo, Frari e San Stae, você vive a vida veneziana de labirintos e de pontos muito característicos. E uma região transitada por muitos venezianos, e você sempre escutará PERMESSO!!! Muitos hotéis, locandas e B&B povoam estes locais.

5. Giudecca

A ilha da Giudecca é conhecida por ter 2 hotéis 4-5 estrelas, o Hilton e o famoso Cipriani. Você viverá uma vida de ilha (kkkkk) e depende exclusivamente dos vaporetos e barcos para ir até Veneza. Tem o albergue da juventude, o maior da ilha de Veneza, porém certifique e avalie o se vale a pena por causa do valor do transporte público.

6. Lido

A ilha do Lido é o local onde acontece o festival de Cinema de Veneza. Além disso, é um locais que considero interessantes para se hospedar. Se você quer viver uma situação em uma cidade praiana, o Lido é ideal. Se você está cansado de viver todo o ritmo de história a todo momento, o Lido é a solução.

Você pode passar o dia em Veneza e retornar ao Lido no final do dia e viver uma situação diferente como tomar uma cerveja em um barzinho à beira mar. É mais viva que Veneza ilha.
O mesmo de dia, se você gosta de acordar e correr na praia ou andar de bike. O Lido te proporciona isso.

E de barco, você está distante de Veneza apenas 10 minutos. Os preços são mais baixos do que em Veneza, por exemplo. O Lido tem carros e se você quiser pode chegar à ilha de carro com o ferry boat. Mas certifique-se dos valores.

Tenho parceira com a Booking.com e se você estiver interessado, entre no link para reservar o seu hotel.

Anúncios

2 comentários em “Hotéis em Veneza

  1. Oi Andrea,
    Estou indo para Veneza agora em
    Agosto de 2014, você tem alguma dica de guia que fale português?
    Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s