Muitas pessoas me perguntam onde se hospedar em Veneza.
Todo o tecido urbano possui redes hoteleiras como o Hilton, hotéis históricos como o Danieli, um 7 estrelas luxo (detalhe aquele que o George Clooney casou…), hotéis 4 e 3 estrelas de ótima qualidade. Para aqueles que buscam uma estrutura mais em conta, a cidade está repleta de hotéis de 1 estrela, locandas (que são as nossas pousadas) e B&B de excelente qualidade.
Portanto, é uma pergunta que vai além do melhor bairro, da melhor localização ou da melhor tarifa.
Avalie as vantagens e desvantagens
O importante é entender os seus desejos, a sua personalidade aliados aos custos!
O centro histórico de Veneza é um centro histórico expandido, diferente de algumas cidades nas quais o centro histórico da cidade fica separado do centro urbano. A cidade é relativamente pequena, o que proporciona caminhadas para os principais pontos da cidade. São vantagens para buscar uma estrutura aliada aos custos baixos.
Você pode percorrê-la inteira sem o uso do vaporetto (ônibus barco), que é um custo elevado comparado com outras cidades turísticas. Nesta lista, estou excluindo as ilhas do Lido, Giudecca, Murano e Burano.
Um detalhe que deve ser considerado é o de permanecer e dormir na ilha de Veneza, ao anoitecer e durante à noite, você respira o mistério, o romanticismo, o silêncio enfim tudo aquilo que está no imaginário coletivo. E se você se hospeda em Veneza Mestre, toda essa magia não é vivida.
As desvantagens são: o custo das estadias nas estruturas hoteleiras (é um dos mais altos da Itália!!!) e a quantidade de estruturas para o tamanho da cidade (são mais de 700 estruturas, o que dificulta a escolha).
A escolha
Para que você possa escolher a melhor estrutura nas suas condições, irei elencar as melhores regiões para se hospedar em Veneza e dali, você terá condições para realizar a busca que mais lhe agrada, isto é, por preço, por comentários positivos ou por serviços.
1. Você estará embarcando ou desembarcando em um navio de cruzeiros?
Neste caso, a melhor solução é ficar nas redondezas do Terminal de cruzeiros, isto é, nas proximidades da Estação ferroviária Santa Lucia e da Piazzale Roma. Você está relativamente próximo do seu embarque no cruzeiro, você pode economizar no transporte até lá e facilitar a sua chegada/partida à ilha. Os principais pontos turísticos, isto é Ponte de Rialto e São Marcos, distam uns 20-30 minutos caminhando (o meu passo é veloz, não paro para tirar fotos e levo máximo 20 minutos)! Os vaporettos (ônibus barco) passam a cada 10 minutos com direção Rialto-San Marco.
2. Área Rialto – San Marco
É a região mais conhecida, aparece em todas as revistas e guias de turismo e com certeza, você já avaliou a possibilidade de estar ali. Estar a dois passos da Praça de São Marcos…
A localização é perfeita, você fica super próximo dos principais pontos turísticos. Possui excelentes hotéis mas também outros que não valem o quanto cobram…
Fique atento ao fator – o fluxo de turistas durante o dia e que traficam nesta região. É uma quantidade muito grande e isso pode te incomodar e muito.
Se você é avesso à muvuca, esqueça e evite essa região!!!
Procure hotéis que circundam esta região como Campo Santo Stefano, Sant´Angelo, Campo Santa Maria Formosa, Campo della Fava, Campo San Lorenzo e Bragora. Estas microregiões fazem parte de San Marco-Castello e não são tão lotadas ao sair do hotel. Você se sente menos oprimido…
3. Cannaregio
Próximo ao Ponte de Rialto e os pontos de referência são Igreja dos Milagres (Chiesa dei Miracoli), Ca´ D´Oro e Fondamente Nuove.
Você estará relativamente próximo ao ponte e por consequência da Praça de São Marcos. Ali, você encontrará hotéis de todas as categorias e por muitas vezes, preços um pouco mais econômicos do que a região anterior. Eu moro nesta região, tem diversas facilidades como farmácias, supermercados e hospital.
4. Dorsoduro
Entre a Ponte da Accademia e a Igreja da Salute
Um dos locais mais exclusivos de Veneza, a tranquilidade e o charme imperam esta região repleta de galerias de arte, graças ao Museu Guggenheim e restaurantes contemporâneos. Não existe muitas opções de hospedagem, porém hotéis de design muito interessantes, hotéis 5 estrelas e algumas Locandas. Vale muito a pena!!! Super recomendo!! Já morei nesta região e é mágica.
5. Bragora-Arsenale
Região à direita da Praça de São Marcos. Perfeita para aqueles que vão na Bienal Internacional de Artes e Bienal Internacional de Arquitetura!
Além disso, é muito similar a tranquilidade de Dorsoduro, porém é mais local. Muitas pessoas vivem nesta região, então aquele ar ¨Viva como um veneziano!¨ é muito presente. Os valores são menores daqueles da Praça São Marcos e você não vai estar muito distante, 15 minutos no máximo!
4. San Polo – Santa Croce
Nas imediações do Campo San Giacomo, Frari e San Stae, você vive a vida veneziana de labirintos e de pontos muito característicos. E uma região transitada por muitos venezianos, e você sempre escutará PERMESSO!!! Muitos hotéis, locandas e B&B povoam estes locais.
5. Giudecca
A ilha da Giudecca é conhecida por ter 2 hotéis 4-5 estrelas, o Hilton e o famoso Cipriani. Você viverá uma vida de ilha (kkkkk) e depende exclusivamente dos vaporetos e barcos para ir até Veneza. Tem o albergue da juventude, o maior da ilha de Veneza, porém certifique e avalie o se vale a pena por causa do valor do transporte público.
6. Lido
A ilha do Lido é o local onde acontece o festival de Cinema de Veneza. Além disso, é um locais que considero interessantes para se hospedar. Se você quer viver uma situação em uma cidade praiana, o Lido é ideal. Se você está cansado de viver todo o ritmo de história a todo momento, o Lido é a solução.
Você pode passar o dia em Veneza e retornar ao Lido no final do dia e viver uma situação diferente como tomar uma cerveja em um barzinho à beira mar. É mais viva que Veneza ilha.
O mesmo de dia, se você gosta de acordar e correr na praia ou andar de bike. O Lido te proporciona isso.
E de barco, você está distante de Veneza apenas 10 minutos. Os preços são mais baixos do que em Veneza, por exemplo. O Lido tem carros e se você quiser pode chegar à ilha de carro com o ferry boat. Mas certifique-se dos valores.
Deixe um comentário