Veneza e a água alta

Muitas pessoas me perguntam sobre o fenômeno da acqua alta.

Antes de mais nada, a água alta não é impedimento nenhum para que você não venha para Veneza. Geralmente, ocorre de novembro a março, mas graças ao aumento do nível dos oceanos, este panorama tem modificado muito.

Entrada na Basílica de São Marcos
Entrada na Basílica de São Marcos

Amanhã, estou indo embora e ja estou de olho nas previsões meteorológicas.

Hoje, já vi a previsão de acqua alta para o dia 7!!! e graças a Deus, na hora que estarei chegando a maré será de máximo 85cm… a água invade a partir de 100cm. Altura da superfície da agua!!!

image

Uma das primeiras coisas que comprei na minha vida veneziana foi uma galocha… que me livrou de boas águas altas. Morei em uma rua que já subia com 100cm, assim como a praça de São Marcos, que é um dos pontos mais baixos da cidade.

A água “invade” as ruas, através dos bueiros que passam pelas palafitas, os canais transbordam e ficamos completamente na água.

Porém estamos preparados. A prefeitura coloca passarelas ao longo das ruas mais baixas para que todos consigam percorrer a cidade sem enormes problemas (existe um mapa com este percurso). Além disso, existe galochas descartáveis por 10-15 euros.

Convivemos com este fenômeno de forma normal e não nos impede de realizar as nossas funções do cotidiano e apesar de parecer uma inundação, não é! E’ apenas o aumento da maré em alguns períodos do dia com picos entre 11-13 e 22-00. São as marés, Maré Alta / Maré Baixa. Vai e vem…

O instituto maré de Veneza realiza um monitoramento diário a partir da Punta della Dogana.

E aliada, aos estudos e estatísticas do Centro Maré, a tecnologia atual nos ajuda muito. Temos app, sms e sites de previsão, o que nos ajuda muito porque a vida continua, o comércio abre, as crianças vão para a escola e todo mundo vai trabalhar.

Portanto, chegarei sã e seca!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s